quarta-feira, 11 de março de 2015

CARRETILHA X MOLINETE

"Equipamento para armazenamento e recolhimento da linha" seria uma boa definição simplista para descrever as principais funções das carretilhas e molinetes. Muito além dessas finalidades básicas, essas máquinas possibilitam longos lançamentos com menor esforço, muita precisão, grande velocidade de retomada, ajuste da força ideal para cansar o peixe sem arriscar estourar a linha... Enfim, facilitam e muito a vida do pescador. Seus formatos, modelos e tipos variam de ergonômicas e leves, necessárias na pesca de arremesso (quando mais de 800 arremessos podem ser feitos num só dia de pesca), às robustas com grande capacidade de armazenamento de linha, capazes de vencer peixes com mais de centenas de quilos. As relações de engrenagens proporcionam alta velocidade ou grande força com precisão e maciez nos giros, sem folgas. As carretilhas possuem maior força de recolhimento e bobina móvel para enrolamento contínuo, proporcionando boa tração e armazenamento de linhas sem torção. A saída da linha é controlada por freios magnéticos, mecânicos ou centrífugos que, com ajuda da pressão do polegar, possibilitam uma excelente precisão nos arremessos. Nos molinetes, a bobina é fixa e a linha é enrolada através de um aro metálico com guia-fio. A simples abertura desse aro no momento do lançamento deixa liberar totalmente a linha. Essa é a característica que os deixa ágeis, práticos e bastante adequados à pesca com iscas muito leves, situação em que as carretilhas levam desvantagem pela ocorrência das desagradáveis "cabeleiras". Os molinetes também se destacam na pesca vertical a grandes profundidades, quando a soltura rápida da linha e alta velocidade de recolhimento são itens decisivos. E os rolamentos? Apesar de fundamentais para proporcionar durabilidade ao equipamento, conforto nos recolhimentos e fluidez/distância nos arremessos, o pescador não deve se pautar somente pela quantidade em que eles estão presentes na carretilha ou molinete que pretende adquirir. O que realmente importa é a qualidade desses rolamentos (os de aço inox estão entre os melhores assim como os de cerâmica), de modo que é preferível, por exemplo, contar com uma carretilha com três ou quatro rolamentos de boa qualidade ao invés de outra com dez rolamentos ruins, que oxidarão mais facilmente e causarão transtornos durante a pescaria.

CARRETILHAS

Podem ser classificadas da seguinte maneira:
Perfil baixo (Muito utilizada na pesca com iscas artificiais e/ou pescas de arremessos mais precisos. Alto poder de recolhimento, mais leves, possuem em muitos modelos rolamentos de alta performance e muitos modelos disponíveis no mercado. Algumas hoje em dia possuem peças feitas de ligas de carbono, alumínio e ligas metálicas de titânio);
Perfil Alto - Pesca leve (Carretilhas de perfil redondo utilizadas na pesca de peixes de porte médios, arremessam bem e contém recolhimento razoavelmente rápido);
Perfil Alto - Pesca pesada (Carretilhas de perfil redondo, grandes e pesadas, alta capacidade de linhas grossas, baixo valor de recolhimento e muitas delas com poucos rolamentos);
Pesca Oceânica - Carretilhas na maioria das vezes elétricas ou pesadas para utilizar em pescas verticais/corricos com grande capacidade de linha e poder de recolhimento lento devido ao tamanho do carretel / giro da manivela.
Pesca com Mosca - Fly - (Carretilhas que suportam apenas armazenar a linha de fly cuja característica não arremessa a linha e possui recolhimento muito lento. Nesta modalidade a carretilha, apesar de ter evoluído com o grande avanço tecnológico, é utilizada apenas para armazenamento da linha e equilíbrio do material. Em casos de briga com peixe maior se utiliza a fricção da mesma para dificultar toda saída de linha).
Dentro dessa aspecto podemos citar o avanço tecnológico relacionado aos materiais utilizados para confecção do "corpo" da carretilha, rolamentos, freio e principalmente relação de recolhimento dessas poderosas armas do pescador. Antigamente as carretilhas de perfil baixo possuíam relação de 5.0:1 onde para cada volta de manivela o carretel girava 5 vezes. Hoje as mais modernas apresentam relação de recolhimento de 9.1:1 onde para cada volta completa de manivela o carretel gira 9,1 vezes, realizando um recolhimento muito rápido e eficiente. Outra coisa importante são os freios - Capacidade que a carretilha tem de segurar a soltura da linha quando a fricção estiver toda apertada. Isto se deve a vários testes de tração realizados em laboratório afim de garantirem a confiabilidade das peças e principalmente a garantia de robustez quando necessitar utilizar dessa ferramenta para segurar um peixe maior de correr para alguma estrutura indesejável.
As marcas mais comuns do mercado hoje em dia são: SHIMANO, ABU GARCIA, DAIWA, MARINE SPORTS, RYOBI, OKUMA, QUANTUM, PENN, FLEMING, MARURI, ALBATROZ, SAINT, RAPALA...
Abaixo seguem alguns modelos dos mais antigos aos mais atuais de Carretilha. A próxima postagem será sobre os Molinetes e seus avanços tecnológicos.

Carretilha utilizada no século passado












Carretilha utilizada para pesca pesada


Carretilha Elétrica para pesca oceânica e pesada

Carretilha perfil baixo recolhimento 5.1:1








Primeira carretilha utilizada em pesca com caniço
Carretilha de perfil baixo recolhimento 5.8:1





Carretilha de perfil baixo moderna recolhimento 6.3:1




Carretilha de perfil baixo com peças de carbono recolhimento 8.0:1


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