terça-feira, 24 de março de 2015

MOLINETES

Os molinetes apresentam funcionamento simples mas eficiente, especialmente para iscas leves e solturas rápidas de linha.
Nos molinetes a bobina é fixa e a linha é enrolada através de um aro metálico com guia-fio. A simples abertura desse aro no momento do lançamento deixa liberar totalmente a linha. Essa é a característica que os deixam ágeis, práticos e muito adequados para a pesca com iscas muito leves, principalmente em dias de muito vento. (Situação que as carretilhas levam desvantagem pela ocorrência das desagradáveis "cabeleiras". Os molinetes também se destacam na pesca vertical a grandes profundidades, quando a soltura rápida da linha a alta velocidade de recolhimento são itens decisivos. 
Assim, este equipamento é muito utilizado e é conhecido como carro chefe para muitos pescadores, uma vez que é daqui que se iniciam muitos pescadores esportivos antes de adquirirem seus conjuntos de pesca mais modernos. O molinete sem dúvida é um item que faz escola e muitos pescadores no passado utilizavam tanto pela facilidade, relação custo x benefício e principalmente pela agilidade que tinha quanto ao seu manuseio. 
Nos EUA muitos pescadores adotaram o molinete para a pesca "Finesse" do Black Bass utilizando conjuntos leves de caniço e molinetes e iscas Soft para facilitar tanto no arremesso quanto ao trabalho muitas vezes mais lento do que os proporcionados pelas carretilhas. 
Outro fator importante que devemos citar com relação aos molinetes são os utilizados em pesca de costão (Praia) onde além de facilitar os longos arremessos (LONG CAST), proporcionam grande capacidade para armazenar linha. Existem torneios federados no Brasil onde se tem arremessos com molinetes.
Dos mais antigos, aos mais modernos, esta ferramenta se tornou popular desde os iniciantes até aos mais exigentes pescadores esportivos no mundo todo. 
Nota-se que a maioria dos molinetes de hoje em dia apresentam relação de recolhimento inferiores aos das carretilhas, porém houve uma mudança tecnológica gigantesca com relação as suas peças, rolamentos, carretéis feitos para armazenar linhas de multifilamento, e manoplas com acabamentos mais leves e sutis.
Segue abaixo alguns modelos desde os primórdios utilizados no passado até os mais modernos da categoria.

Molinete utilizado antigamente - Recolhimento 1.0:1.

Molinete muito utilizado em conjuntos que já vinham o caniço com sistema de fricção atrás.

Molinete "PAOLI" muito utilizado no início dos 90.

Primeiros molinetes desmontáveis - intercambiáveis entre troca de lado de manivela.

Molinetes com manivelas ajustáveis e carretéis de alumínio aliviado côncavo afim de facilitar no arremesso.

Molinetes com relação de recolhimento mais rápidos 4.8:1, guia-fio de titânio e carretéis extras.

Molinete utilizado para pesca Vertical/Pesada com 8 rolamentos e relação de recolhimento 5.3:1.

Molinete utilizado na pesca de praia com carretel mais alongado afim de proporcionar arremessos mais distantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário